Há exatos 28 anos, Pink Floyd não lançava uma música. Isso até a última quinta-feira (07), quando a banda decidiu lançar uma canção inédita em apoio aos ucranianos, que sofrem com os ataques da Rússia. Batizada de “Hey Hey Rise Up”, este é o primeiro lançamento depois do sucesso de “The Division Bell”, de 1994.
“O line up para este single é David Gilmour e Nick Mason acompanhados pelo baixista de longa data Guy Pratt, e Nitin Sawhney, nos teclados poderosos, com uma ‘performance’ vocal de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox”, diz o comunicado da Warner Music.
Andriy Khlyvnyuk teve que abandonar uma turnê pelos Estados Unidos para voltar à Ucrânia e lutar por seu país.
Toda a renda arrecadada com o novo trabalho do Pink Floyd será doada ao Fundo de Ajuda Humanitária da Ucrânia. O hit “Hey Hey Rise Up” é inspirado na música de protesto “The Red Viburnum In The Meadow”, cantada por Andriy em uma manifestação contra a invasão russa, na Praça Sofiyskaya, em Kiev. A canção é um protesto ucraniano e foi escrita durante a primeira guerra mundial, adotada em todo o mundo como bandeira de protesto contra a invasão da Ucrânia