Na segunda-feira (15), o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza estiveram presentes em um evento em apoio ao Projeto Natureza, da CMPC, em Barra do Ribeiro.
A manifestação foi realizada em frente ao Palácio Piratini, contando com a participação de prefeitos, vereadores, deputados, representantes de associações empresariais e de municípios da Costa Doce, Região Carbonífera e Grande Porto Alegre.
Este projeto tem como previsão um investimento de R$ 27 bilhões e é considerado pelo governo estadual uma das principais iniciativas econômicas para o Rio Grande do Sul.
Antes do ato público, os envolvidos participaram de uma reunião na Casa Civil com o secretário-chefe Ranolfo Vieira Júnior, o prefeito de Barra do Ribeiro, João Francisco Silva Feijó, a vice-prefeita Kátia Olixewski, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt.
Controvérsia sobre licenciamento
O evento ocorreu no contexto de uma disputa judicial relacionada ao licenciamento do projeto. Leite destacou que o governo do estado tem acompanhado as negociações desde suas fases iniciais para garantir esse investimento no Rio Grande do Sul.
O governador mencionou que o Estado está contestando judicialmente a ação movida por um procurador da República e enfatizou a necessidade de que o licenciamento esteja em conformidade com a legislação vigente para evitar obstáculos que possam afetar a continuidade do projeto.
Além disso, Leite ressaltou que todo o processo inclui avaliações sobre os impactos nas comunidades indígenas que podem ser afetadas pelo empreendimento.
Compromisso governamental
Gabriel Souza comentou que essa iniciativa foi concorrida com outros estados brasileiros e países membros do Mercosul. O vice-governador afirmou que toda a estrutura governamental está mobilizada para assegurar que o projeto permaneça no Rio Grande do Sul e avance com segurança jurídica.
O governo reafirma seu compromisso com um licenciamento que respeite as legislações ambientais e as normas pertinentes aos povos originários.
O ato realizado nesta segunda-feira teve como objetivo fortalecer o apoio político e regional ao projeto enquanto ele se encontra sob análise e enfrentando disputas judiciais.
Palavras-chave estratégicas
O post Leite participa de ato pró-CMPC em frente ao Palácio Piratini apareceu primeiro em Agora RS.
