Homologação do concurso para professores é anunciada; convocações estão previstas para o segundo semestre.

Na última quinta-feira (18), o governo estadual confirmou oficialmente os resultados do concurso público nº 01/2025 voltado para o magistério. A lista dos candidatos aprovados foi divulgada em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE).

Essa homologação está registrada no Edital nº 86/2026 da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que detalha os resultados e as classificações após a análise dos recursos apresentados. O documento também esclarece que tanto o resultado final quanto a classificação dos concorrentes estão disponíveis nos anexos do referido edital.

Com a formalização dos resultados, a administração estadual espera iniciar as convocações dos aprovados no segundo semestre, desde que haja a anuência do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal.

Mais de 41,5 mil candidatos participaram do concurso

O concurso realizado em 2025 contou com mais de 41,5 mil inscritos. Os cargos oferecidos abrangem diversas localidades atendidas pelas 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs), incluindo vagas reservadas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e pessoas trans.

As disciplinas que necessitarão de professores incluem várias etapas da educação básica, como Administração, Língua Kaingang, Língua Guarani, Artes, Biologia, Educação Especial, Educação Física, Educação Indígena, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Espanhol, Inglês, Português, Matemática, Química e Sociologia.

A maior quantidade de contratações previstas é para Língua Portuguesa, com um total de 1.178 docentes. Em seguida vem Matemática com 917 vagas. Para Educação Física estão previstas 602 nomeações e 562 para História.

Nomeações durante o período eleitoral

Segundo informações do governo estadual, não há restrições legais para as nomeações em 2026 uma vez que a homologação foi realizada três meses antes do início do período eleitoral. Instruções sobre a posse serão encaminhadas posteriormente aos aprovados através do e-mail fornecido na inscrição.

Este foi o segundo concurso público voltado ao magistério realizado nos últimos dez anos no Rio Grande do Sul.

O post Homologação do concurso do magistério é efetivada e convocações devem ocorrer no segundo semestre apareceu primeiro em Agora RS.

By Fato ou Fake Canoas

You May Also Like