A farmacêutica Johnson & Johnson disse, por meio de um comunicado nesta quinta-feira (01), que sua vacina de dose única (a vacina Janssen) contra o coronavírus é eficaz contra a variante Delta, altamente contagiosa e que vem preocupando o mundo, principalmente o continente europeu e a Índia.
Os anticorpos e as células do sistema imunológico de oito pessoas imunizadas com a vacina da J&J neutralizaram efetivamente a cepa Delta, identificada pela primeira vez na Índia, em abril deste ano.
“Acreditamos que nossa vacina oferece proteção duradoura contra a covid-19 e provoca uma atividade neutralizante contra a variante Delta“, conta o diretor científico da J&J, Paul Stoffels. Já Mathai Mammen, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Janssen da Johnson & Johnson, disse que o imunizante ”gera uma forte resposta de anticorpos neutralizantes que não diminui, mas que, na verdade, observamos uma melhora com o tempo”.
A pesquisa foi submetida ao bioRxiv, um site de relatórios científicos ainda não publicados, no qual os autores ”podem colocar suas descobertas à disposição da comunidade científica e receber comentários sobre os rascunhos antes de enviá-los para os periódicos“, segundo o portal.
Vale lembrar que, de acordo com informações da EMA (Agência Europeia de Medicamento), duas doses de vacina também protegem contra a variante, que, no momento, ainda está ‘baixa’ no Brasil.
Fonte: Correio Braziliense.