Evento acontece neste sábado (25/03), na Sala de Sessões Deputado Nadyr Rossetti da Câmara de Vereadores
O prefeito Adiló Didomenico recebeu nesta quinta-feira (23/03), das mãos do presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE), Sérgio Ubirajara, o convite para participar da 2ª Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro. O secretário de Segurança Público e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, a diretora de Proteção Social, Suely Rech e o coordenador de Igualdade Étnico-Racial, José da Rosa participaram do ato.
Esta edição tem como tema “Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: contribuições da Tradição de Matriz Africana e Afro-Umbandista”, um importante e necessário evento para o combate a intolerância religiosa e discriminação, promovendo um espaço de diálogo, valorização e respeito ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana.
Segundo o presidente do conselho, Caxias do Sul possui mas de 800 terreiros. “Povo de Terreiro abrange as culturas e manifestações religiosas de matriz africana e qualquer pessoa pode participar independente de raça, cor ou credo”, disse Ubirajara.
O prefeito Adiló Didomenico agradeceu o convite e desejou sucesso ao evento. “Ninguém tem o direito de julgar a fé do outro. Cada religião ou crença deve ser aceita e respeitada sem questionamentos, se faz bem para a pessoa é o que importa”, disse o prefeito.
A conferência que é aberta ao público é promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, (SMSPPS) por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, em parceria com o Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE), Associação de Umbanda Caxias (AUC), Associação Cultural Umbandista de Farroupilha (ACUF), Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (CONSUSG), Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.