Partido busca novos nomes para cargos no próximo pleito
O ex-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024 pelo PRTB, Pablo Marçal, anunciou oficialmente que disputará as eleições presidenciais em 2026, permanecendo filiado à sigla. A declaração foi feita nesta quarta-feira (8), em nota divulgada à imprensa.
“Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirmou Marçal no comunicado.
Nas eleições municipais de 2024, Marçal ficou em terceiro lugar, obtendo 28,14% dos votos válidos. Ele foi superado por Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Mudança de nome do partido
Apesar da permanência de Marçal, o PRTB pretende mudar sua denominação para “Brasileiro” até as próximas eleições. A informação foi confirmada à CNN pelo presidente do partido, Leonardo Avalanche, que também revelou estar em negociação com diversos nomes para fortalecer a legenda.
Novos possíveis candidatos
Entre os potenciais filiados está o senador mineiro Cleitinho Azevedo, que, segundo Avalanche, poderia disputar o governo de Minas Gerais ou até mesmo a Presidência da República. Outra figura em negociação é a senadora Damares Alves (Republicanos), convidada a concorrer ao governo do Distrito Federal.
Em resposta à CNN, Damares afirmou que recebeu o convite “de forma ética”, mas destacou que está “confortável no Republicanos e no Senado Federal”.
A reportagem segue tentando contato com o PRTB para mais detalhes sobre as informações divulgadas pela assessoria de Pablo Marçal.