O Datafolha divulgou nesta quinta-feira, 5, uma nova pesquisa eleitoral com números da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. A dez dias da eleição, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), avançou em relação à pesquisa anterior e aumenta o favoritismo para vencer o pleito ainda em primeiro turno na capital mineira. Na pesquisa anterior, Kalil tinha 60% das intenções de voto e agora aparece com 65%.
O prefeito é seguido de longe por João Vitor Xavier (Cidadania), que manteve 7% da preferência, Áurea Carolina (PSOL), que continua com 5%, e Bruno Engler (PRTB), que variou de 3% para 4%.
Em seguida ainda aparecem Nilmário Miranda (PT) (2%) e seis candidatos com 1% das intenções de voto: Rodrigo Paiva (Novo), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Luísa Barreto (PSDB), Lafayette de Andrada (Republicanos) e Cabo Xavier (PMB).
Não pontuaram no levantamento do Datafolha Wanderson Rocha (PSTU), Wadson Ribeiro (PCdoB), Marília Domingues (PC) e Fabiano Cazeca (PROS). Brancos, nulos e os eleitores que não votaram em nenhum candidato eram 7% e agora são 8%. Os indecisos passaram de 7% a 4%.
A pesquisa mostra ainda o grau de certeza dos eleitores em relação a seus votos: 72% estão totalmente decididos a votar no candidato escolhido, 27% ainda podem mudar e 1% não sabe.
O Datafolha entrevistou 868 eleitores entre os dias 3 e 4 de novembro e a margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o número MG-02074/2020.