Jairo pretende disputar novamente a prefeitura de Canoas em 2020. O político, que responde a inúmeros processos da época em que foi prefeito, foi filiado ao PT durante 32 anos e deixou o partido no final de 2016 para não ter prejuízo eleitoral pelo desgaste do PT em todo país. Jairo foi para o PDT, mas não ficou muito tempo, apenas 3 anos e se filiou ao PSD de Gilberto Kassab, que também responde a inúmeros processos.
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge a devolver para os cofres públicos mais de R$ 750 mil. Conforme a sentença, o político, enquanto prefeito do município, firmou contratos emergenciais para fornecimento de merenda escolar que causaram prejuízo ao erário.
Além disso, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decretou o congelamento de bens do ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge. A decisão atende de forma parcial a um recurso do Ministério Público Federal (MPF). Ficou determinada a indisponibilidade solidária de bens no montante de R$ 16.471.841,00 de Jairo Jorge, da ex-vice-prefeita Lúcia Elisabeth Colombo Silveira, do ex-secretário de saúde Marcelo Bósio, do ex-secretário adjunto da saúde Leandro Gomes dos Santos e da empresa Gestão e Tecnologia em Saúde (GSH). Este valor é o total declarado como indisponível, mas não quer dizer que os quatro réus detêm essa soma de bens.