Caso aconteceu no domingo (28). Ele estava hospitalizado há uma semana. É a segunda morte de um bebê pelo vírus em 2023.
Um bebê de dois meses de idade morreu vítima do vírus sincicial em Lajeado, município a 116 km de Porto Alegre, no domingo (28). Natural de Arroio do Meio, ele estava internado há uma semana na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Bruno Born.
Saiba o que é o vírus sincicial, que já provocou quase 600 internações e 5 mortes no RS
Conforme o hospital, o vírus sincicial respiratório causou um quadro de bronquiolite na criança. O quadro de saúde piorou e evoluiu para uma parada respiratória.
Essa é a segunda morte de criança pelo vírus registrada neste ano na cidade. O primeiro caso foi em abril, quando o vírus matou um bebê de dois meses. Ele também desenvolveu uma bronquiolite, situação que se agravou, o que causou a morte.
Desde o começo do ano, o hospital de Lajeado já registrou cerca de 22 internações por síndrome respiratória aguda grave, e mais de 60 foram provocadas pelo vírus sincicial. Desse total, 95% atingiram crianças com menos de 5 anos de idade.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacina contra a gripe não protege contra o vírus. No entanto, há tratamentos que ajudam na prevenção, mas apenas em bebês prematuros, com problemas cardíacos ou problemas pulmonares.