Projeto brasileiro para microempreendedores se destacou entre 2600 inscritos de 135 países
O TamoJunto.org.br, plataforma on-line e gratuita que apoia microempreendedores brasileiros a desenvolverem seus pequenos negócios e se profissionalizarem, ganhou quatro dos cinco prêmios do MIT Solve Global Challenge 2020 na categoria Empreendedorismo Inclusivo e Trabalho Digno. A premiação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das principais e mais respeitadas universidades de tecnologia do mundo, tem como objetivo encontrar empreendedores sociais e ajudá-los a exercer impacto duradouro e transformador. Essa edição recebeu 2.600 soluções inscritas de 135 países diferentes.
A iniciativa brasileira ganhou o prêmio principal, tornando-se parte da comunidade de solvers do MIT, e mais três prêmios adicionais, The GM Prize on Good Jobs and Inclusive Entrepreneurship, The Experian Prize e The Gulbenkian Award for Adult Literacy. Os vencedores foram divulgados em uma live que contou com a participação de todos os finalistas. O TamoJunto.org.br foi o único projeto do Brasil finalista na categoria em que estava inscrito.
A plataforma Tamo Junto é uma iniciativa da Aliança Empreendedora e já havia apoiado 30 mil pessoas antes da pandemia. Agora, durante a crise provocada pela Covid-19, a plataforma atingiu o número de 75 mil pessoas inscritas gratuitamente em busca de conteúdo, cursos com certificado e ferramentas para download. “Trabalhamos para que as pessoas possam se ver como empreendedoras e auxiliamos no crescimento pessoal e profissional, oferecendo conhecimento gratuito e de boa qualidade para que entendam de gestão financeira, formalização, marketing, delivery, e-commerce. Sabemos que com uma melhora no negócio esses empreendedores acabam tendo uma fonte de renda estável e consequentemente uma vida melhor. E durante a pandemia, o conhecimento que oferecemos na linguagem correta foi fundamental para que se reinventassem e desenvolvessem resiliência, pois os microempreendedores foram os mais afetados economicamente neste período”, comenta Luísa Bonin, cofundadora do projeto Tamo Junto na Aliança Empreendedora.
A plataforma está crescendo e seu objetivo para os próximos cinco anos é garantir que todo e qualquer microempreendedor brasileiro que tenha dificuldade para gerir seu pequeno negócio possa ter acesso ao conhecimento e prática que o TamoJunto.org.br oferece no formato remoto. O prêmio, a mentoria, o acompanhamento e todo o apoio jurídico que o MIT Solve oferece serão fundamentais nesse processo.
“Além de ser um reconhecimento ao projeto, prêmios como esse são importantes para fortalecer os microempreendedores do país, ainda mais no momento que estamos passando atualmente. O número de pessoas que viraram microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, aumentou 20% se compararmos o período de março a julho deste ano com o de 2019”, informa Lina Useche, cofundadora da Aliança Empreendedora, organização responsável pelo Tamo Junto.