Cotidiano

Salário mínimo sobe para R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026

Reajuste de 6,8% garante aumento real acima da inflação e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, beneficiando cerca de 62 milhões de brasileiros.

O salário mínimo será de R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro de 2026. O valor teve um aumento de 6,8%, um pouco mais de R$ 100, e foi estipulado por meio de publicação, nesta quarta (24), no Diário Oficial da União pelo governo federal. O mínimo anterior era de R$ 1.518.

Pelas regras, o valor do salário mínimo deve ser atualizado anualmente pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses até novembro, mais o crescimento da economia brasileira de dois anos antes, ou seja, do ano de 2024, sujeito ao limite máximo de 2,5% ao ano, por conta do teto de gastos.

Os dois componentes, juntos, garantem um aumento real do piso, diferente da política dos governos anteriores para o salário mínimo, de Michel Temer (MDB)  e Jair Bolsonaro (PL), quando o reajuste era feito somente pela inflação.

De acordo com o departamento, cerca de 62 milhões de brasileiros recebem o mínimo. Com o reajuste para R$ 1,621, o incremento na economia será de R$ 81,7 bilhões.

As mais lidas agora

  1. Edital do TRT-RS é lançado para seleção de novos servidores e servidoras
  2. Gigantes como a Growth Lideram a Era da Qualidade Comprovada por Terceiros
  3. Canoas promove seminário sobre economia solidária como ferramenta de desenvolvimento
  4. Caso Aguiar: Primeira audiência contra PM ocorre com corpos ainda não encontrados
  5. Estado anuncia novos editais para impulsionar a indústria audiovisual
  6. Resultados do 2º turno em Canoas: Flávio Bolsonaro lidera sobre Lula
  7. AMIG Brasil cumprimenta presidente Lula pela reeleição e defende protagonismo municipal na política mineral
  8. Quarta-feira (28) traz clima ameno e calor de até 30°C no Rio Grande do Sul