Motivo é o número abaixo do esperado de candidatos. O processo eleitoral deste ano será digital.
A prefeitura de Porto Alegre prorrogou, na terça-feira (13), as inscrições para a eleição de conselheiros tutelares que vão atuar na Capital. Inicialmente, o prazo para se inscrever terminaria nesta quarta-feira (14). Agora, os interessados em assumir o cargo podem se inscrever por meio do site da prefeitura até dia 25 de junho (confira, abaixo, os requisitos). O salário é de cerca de R$ 5 mil e os mandatos têm quatro anos de duração.
O motivo da extensão do prazo é que o número de inscritos está abaixo do esperado. Até terça, eram cerca de 150, sendo que o esperado eram pelo menos 300. Apesar de haver 50 vagas disponíveis, o número a mais de candidatos é necessário para que o processo seletivo tenha uma margem de segurança, já que parte dos candidatos deve ser eliminada após análise das candidaturas e realização das provas.
A confirmação das candidaturas está prevista para ser publicada no dia 3 de julho, no Diário Oficial de Porto Alegre. Há previsão de realização de uma prova, que deve ocorrer em 23 de julho. Já as eleições estão marcadas para o dia 1º de outubro. O processo eleitoral deste ano será digital.
Interessados devem preencher os requisitos abaixo:
Idoneidade moral (certidões judiciais negativas)
21 anos ou mais
Residir na Capital por, no mínimo, dois anos
Ensino médio completo
Histórico de trabalho e engajamento social na defesa dos direitos da criança e do adolescente por, no mínimo, 2 anos
Participação em 120h de cursos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Pleno gozo de aptidões
Não ter sido penalizado com a perda da função de Conselho Tutelar nos últimos 5 anos
Residir ou ter prestado serviço na microrregião que está se habilitando