Detentos estavam na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e na Penitenciária Modulada Estadual, na mesma cidade. Nove apenados foram transferidos. Operação transfere detentos para presídios federais fora do RS
Uma operação realizada na madrugada desta segunda-feira (9) transferiu nove presos de penitenciárias de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, para presídios federais que ficam fora do estado.
Com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e sob coordenação do programa RS Seguro, a Operação Império da Lei II teve como objetivo retirar do estado presos de altíssima periculosidade, que são chefes de organizações criminosas.
“O intuito é desbaratar e desarticular as quadrilhas e o crime organizado que atuam no Estado do Rio Grande do Sul. Participamos ativamente, pois um grande número dessas transferências foi conseguido mediante recursos do Ministério Público contra decisões de transferências que haviam sido indeferidas. Portanto, somos uma parte importante desse movimento que atua perfeitamente integrado e concatenado no combate à criminalidade”, afirma o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen.
Os detentos transferidos estavam presos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas. Eles foram levados, por volta das 4h30, para o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, onde embarcaram em um avião da Polícia Federal.
Um alto esquema de segurança foi montado para fazer a transferência, que contou com a participação de 490 agentes, 70 viaturas e uma aeronave.
O Estado já obteve autorização do Poder Judiciário gaúcho e aguarda deferimento da Justiça Federal para outras três remoções. Novas solicitações poderão ocorrer para neutralizar a influência de detentos sobre grupos criminosos, conforme avaliação do monitoramento permanente realizado pelo RS Seguro.
Com os alvos da Império da Lei II, chega a 45 a soma de detentos do Rio Grande do Sul isolados em penitenciárias federais.
Operação transfere presos do RS para presídios federais
Divulgação/MP-RS
Operação contou com grande esquema de segurança
Divulgação/MP-RS
Veja outros vídeos do Bom Dia Rio Grande