O prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge (PSD), foi denunciado pelo Ministério Público por fraudes contra o poder público. De acordo com a Procuradoria da Função Penal Originária, o político e outras 16 pessoas praticaram os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e peculato em contratos com empresas terceirizadas de limpeza e copeiragem no município da Região Metropolitana.
À RBS TV, o advogado Jader Marques, que representa Jairo Jorge, disse que a denúncia permitirá “a apresentação de defesa, esclarecendo todos os fatos com a mais absoluta serenidade. Sempre houve firme crença na Justiça e nas instituições e, com certeza, os fatos serão todos esclarecidos no momento próprio e na forma legal”.
A denúncia aponta que os crimes foram cometidos entre 2020 e 2021, com promessa e recebimento das vantagens indevidas. O procurador Ricardo Felix Herbstrith e o promotor Marcelo Dossena Lopes dos Santos afirmam que Jorge violou os princípios de moralidade, legalidade, impessoalidade, probidade e isonomia que regem a administração pública.
“Esta é a primeira denúncia ofertada, sendo que as investigações prosseguem em relação a outros fatos”, diz Herbstrith.
Eleito em 2020, Jairo Jorge foi afastado do Executivo, em março de 2022, por suspeita de envolvimento em uma fraude no sistema de saúde da cidade. Desde então, o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (Avante) ocupa o cargo.
Jairo Jorge foi prefeito de Canoas entre 2009 e 2016, pelo PT, e candidato do PDT ao governo do estado em 2018.