Classificação preliminar aponta 11 regiões em bandeira vermelha. Recursos serão avaliados, e mapa definitivo passa a valer entre 17 e 23 de novembro. Mapa do distanciamento controlado no RS na 28ª semana
Governo do RS / Divulgação
O governo do Rio Grande do Sul informou neste domingo (15) que recebeu 12 pedidos de reconsideração à classificação preliminar do mapa do distanciamento controlado. Os recursos são de associações de regiões ou municípios classificados em vermelho, que pedem a bandeira laranja.
Na versão preliminar divulgada, nesta sexta-feira (13), Porto Alegre, Guaíba, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Capão da Canoa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo estão com classificação de risco epidemiológico alto para o coronavírus.
As outras 10 regiões estão em bandeira laranja, de risco médio. Os recursos serão analisados pelo Gabinete de Crise. O mapa definitivo será divulgado nesta segunda (16) e passa a valer entre 17 e 23 de novembro.
O sistema de cogestão do Distanciamento Controlado tem 18 regiões Covid que adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo. Apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado.
As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
Bandeira Vermelha
Porto Alegre
Guaíba
Canoas
Novo Hamburgo
Caxias do Sul
Capão da Canoa
Santo Ângelo
Cruz Alta
Ijuí
Santa Rosa
Passo Fundo
Bandeira Laranja
Taquara (em cogestão)
Santa Maria (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Uruguaiana
Bagé
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)