Os uniformes escolares são peças de vestuário que oferecem grande praticidade tanto para os estudantes quanto para os pais. O empresário Elírio Dambros, que tem dentre suas atividades a comercialização de uniformes para diversas instituições, observa que é preciso, no entanto, ter alguns cuidados para garantir que sua conservação por mais tempo.
“A durabilidade é um dos principais requisitos de quem procura por um uniforme de qualidade. No entanto, as peças só serão duráveis se forem bem cuidadas”, destaca o empresário. Ainda segundo Elírio Dambros, da R.F. Gory Comercial, muitas pessoas não sabem quais os procedimentos básicos para a manutenção dos uniformes.
Antes de apresentar os cuidados de conservação dos uniformes escolares, Elirio Dambros chama a atenção para os parâmetros e requisitos criados pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), que funcionam como orientação para compradores e fornecedores “Antes de uma peça ser aprovada para comercialização, ela passa por testes de conformidade, quando são avaliados aspectos que influenciam na qualidade e durabilidade do material. Esses testes consideram o uso e os processos de cuidado e manutenção dos uniformes”, explica o empresário.
De acordo com Elirio Dambros, os testes de qualidade incluem itens como desbotamento (causado por fricção, suor, lavagem e calor do ferro de passar), resistência (tecidos são puxados até um limite para garantia de que não rasgarão durante as atividades do cotidiano do aluno), costura (verifica se a costura está propensa a abrir-se mediante força, o que não deve ocorrer em peças de boa qualidade), dimensão (peças do uniforme não devem se alargar ou encolher conforme o uso ou ao ser lavada e passada), entre outros.
Para garantir que os uniformes escolares sejam confeccionados com qualidade, Elírio Dambros informa que o Laboratório de Tecnologia Têxtil do IPT elaborou um manual de especificações técnicas. “Essa publicação serve de base para a elaboração de licitações ou processos de compra, de forma a dar mais atenção para a qualidade do produto que será adquirido”, diz o empresário da R.F. Gory Comercial. Para baixar o manual, é só acessar: https://www.ipt.br/download.php?filename=1469-Manual_para_uniformes_escolares.pdf
Por serem usados diariamente e lavados com frequência o empresário afirma que alguns cuidados devem ser tomados para manter os uniformes escolares em bom estado. “A peça não deve ficar de molho por mais de duas horas, pois há o risco de danificar o tecido e a roupa ficar com um cheiro ruim; não use cloro, água sanitária e outros produtos abrasivos, pois eles podem causar manchas que não sairão mais; procure lavar com cores similares e sempre se deve prestar atenção à simbologia de conservação fixada à peça”, orienta Elírio Dambros.