Agro

Mercado do café opera com volatilidade no início da tarde desta terça-feira (22)

Mercado do café opera com volatilidade no início da tarde desta terça-feira (22)

As incertezas sobre a safra de 2025 e as chuvas recentes influenciam os preços do café.Após ganhos na sessão anterior, o mercado de café apresenta queda nas cotações futuras nas bolsas internacionais na tarde desta terça-feira (22). Segundo o Escritório Carvalhaes, embora as chuvas nas regiões produtoras possam diminuir o ritmo dos estragos, os danos já causados à formação da safra 2025 são significativos e não serão revertidos por essas precipitações.Produtores relataram ao Notícias Agrícolas que as lavouras estão severamente afetadas pelo longo período de estiagem, prejudicando a floração e, consequentemente, a produção.Por volta das 12h20 (horário de Brasília), o…
Read More
Rio Grande do Sul Pode Ter a Maior Safra de Grãos da História

Rio Grande do Sul Pode Ter a Maior Safra de Grãos da História

A safra de grãos do Rio Grande do Sul para o ciclo 2024/2025 tem potencial para ser a maior já registrada na história do estado, de acordo com o primeiro levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (15). A projeção estima uma produção de 38,35 milhões de toneladas, um aumento de 3,3% em comparação à safra anterior, que foi de 37,1 milhões de toneladas. Esse número histórico é impulsionado pela recuperação na produção de arroz e soja, culturas fundamentais para o estado.O arroz, um dos principais produtos agrícolas do Rio Grande do Sul, deve apresentar um aumento…
Read More
Chuvas Retornam e Fortalece Umidade do Solo em Várias Regiões do Brasil

Chuvas Retornam e Fortalece Umidade do Solo em Várias Regiões do Brasil

A previsão do tempo indica que, nos próximos dias, várias regiões do Brasil serão beneficiadas com chuvas significativas, o que trará alívio para os produtores rurais que aguardam melhores condições para iniciar a semeadura da safra 2024/25. A expectativa é de que volumes entre 20 a 50 mm de chuva cheguem às regiões necessitadas, o que será essencial para recuperar a umidade do solo e dar início às operações agrícolas. Salomão Basso Rodrigues, especialista em análise de mercado agrícola, destaca que esse retorno das chuvas deve ajudar a reequilibrar o calendário de plantio, principalmente em áreas onde o solo estava extremamente seco.Entre…
Read More
A FENDT oferece soluções sustentáveis para o agronegócio?

A FENDT oferece soluções sustentáveis para o agronegócio?

Sim, a FENDT se destaca por integrar sustentabilidade em suas tecnologias agrícolas, ajudando os produtores a aumentar sua eficiência e diminuir o impacto ambiental. Segundo o estudioso Salomão Basso Rodrigues, a marca tem desempenhado um papel essencial na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis no Brasil, especialmente através do uso otimizado de recursos e da redução do consumo de combustível.1. Uso Eficiente de InsumosAs máquinas da FENDT são equipadas com tecnologias de agricultura de precisão, que permitem um uso muito mais controlado de insumos como água, fertilizantes e defensivos agrícolas. Isso significa que os insumos são aplicados de forma exata…
Read More
Bem-estar animal na cadeia de frangos de corte é tema de simpósio em SP

Bem-estar animal na cadeia de frangos de corte é tema de simpósio em SP

A busca pelos melhores padrões de bem-estar animal com técnicas de manejo cada vez mais sustentáveis nunca estiveram tão em pauta na avicultura moderna como neste início de 2023. Com o cenário exigindo muitos esforços na prevenção da Influenza Aviária, as discussões sobre as exigências de mercado e consumo, além das conversas sobre as constantes mudanças regulatórias nas articulações entre a cadeia produtiva, a academia, órgãos governamentais e a sociedade civil organizada, ganharam mais destaque. É com esse objetivo de trazer ao debate todos esses agentes que a Produtor do Bem promove, nos dias 12 e 13 de abril, em…
Read More
Advogado alerta: falta representação do agronegócio no Condraf

Advogado alerta: falta representação do agronegócio no Condraf

O Decreto 11.451/2023, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23) institui o Conselho Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável – Condraf, que ficará abrigado no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O grupo vai contar com a participação de 24 representantes de ministérios e outros órgãos, como Embrapa, Incra e Conab. Além disso, 36 representantes da sociedade civil também terão espaço no Conselho (veja lista abaixo).O objetivo do Condraf é propor diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas estruturantes destinadas ao desenvolvimento rural sustentável, à reforma agrária, à agricultura familiar e ao abastecimento alimentar. Conforme…
Read More