Ambas as feiras são gratuitas e tem como finalidade valorizar os artistas e artesãos da cidade
A Unidade de Arte e Cultura Popular e a Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), promovem um final de semana movimentado com diversas atrações envolvendo artistas e artesãos. No dia 25 de março, das 14h às 18h, acontece a Feira do Artesanato, e no dia 26, das 15h30min às 20h, é a vez do Mercado de Arte, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Desde quarta-feira (03), está acontecendo a Semana Municipal do Artesanato, com oficinas e atrações que encerram no sábado. A Feira conta com mais de 70 expositores, envolvendo trabalhos manuais, produtos e comidas artesanais.
O Projeto Tricotando Esperança estará presente apoiando e incentivando o trabalho manual. Para participar é preciso trazer agulhas e fios. A programação artística fica por conta de Marcos Volpi e do Grupo de Capoeira Liberdade.
Já o Mercado de Arte, está realizando a sua 2ª edição do ano, apresentando 16 artistas visuais que estarão expondo e comercializando os seus trabalhos. O principal objetivo é reunir artistas visuais e suas obras, em diferentes linguagens da arte, com intuito de valorizar, fomentar e estimular a produção artística, despertando na comunidade o consumo e a valorização da arte local.
O evento contará com a exposição e comercializando de obras como fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e etc dos seguintes artistas: Aline Fredriksson, Carolina Muniz, Coletivo UN, Eduarda Elisa, Josias Silveira da Silva, Lila (Ana Eliza Felisberto), Ilka Filippini, Lua (Luana Pereira de Souza), Marciah Casal, Michael Barros, Renata Medeiros Remedios, Sara Versa, Simone Rosa e Vitória Catarina.
Integrando a programação, além da diversidade em obras de arte para apreciação e comercialização, às 16h30min, acontecerá uma Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) e às 17h, Marcelo Mai apresentará “Canções da Terra” no palco do Zarabatana Café.
Ambas as programações acontecerão de forma gratuita e não serão canceladas em caso de chuva, pois o Centro de Cultura Ordovás conta com estrutura coberta.