No total, 12 candidatos disputam a prefeitura da capital.
Os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre registram seus votos para prefeito e vereador neste domingo (15). A votação segue até as 17h. Acompanhe em tempo real a cobertura pelo G1.
Veja abaixo o voto dos candidatos. A lista está em ordem alfabética pelo nome da urna.
Fernanda Melchionna (PSOL)
Fernanda Melchionna (PSOL) reuniu-se no comitê da coligação antes de votar em Porto Alegre
Fernando Becker / RBS TV
Fernanda Melchionna (PSOL) chegou ao Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, no bairro Santana, por volta das 10h. Antes, reuniu-se com o vice Marcio Chagas e candidatos a vereador pelo partido para um café da manhã no comitê da coligação.
“Tem bastante comparecimento, o que é importante. Uma eleição difícil, marcada pela pandemia. Mas também é importante fortalecer um recado político de derrota do autoritarismo, do pior prefeito que Porto Alegre já teve, mas também de uma esquerda coerente, que tenha como princípio a luta contra a corrupção e capaz de enfrentar as desigualdades”, declara a candidata do PSOL.
Gustavo Paim (PP)
Gustavo Paim (PP) votou na zona norte de Porto Alegre
Matheus Felipe / RBS TV
Pouco depois das 11h, Gustavo Paim (PP) foi ao Colégio Estadual Ruben Berta, no bairro Vila Jardim, ao lado da candidata a vice, Carmen Santos.
“Feliz, missão cumprida. Poder andar de cabeça erguida, olhando para o cidadão pedindo para confiar que realmente pode ser diferente e mostrando que a gente apresenta uma renovação com segurança. Renovação de não estar há tanto tempo na política, mas ao mesmo tempo com a segurança que conhece a cidade de Porto Alegre, de quem esteve em cada região conversando com as pessoas, entendendo seus problemas e construindo as soluções”, afirma o candidato do PP.
João Derly (Republicanos)
João Derly (Republicanos) votou no bairro Petrópolis, em Porto Alegre
Matheus Felipe / RBS TV
João Derly (Republicanos) foi à Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Marieta da Cunha Silva, no bairro Petrópolis, por volta das 9h30. Ele estava acompanhado do candidato a vice, Delegado Fernando.
“O sentimento é o melhor possível. Agradecer a toda pessoa que me recebeu na sua casa, nos bairros, nas ruas. Nos deu carinho e também nos ensinou muito sobre Porto Alegre. O que descobrimos nessa eleição é que a melhor coisa que existe é o povo. Receber esse carinho deles, propostas, ideias para soluções foi muito legal, produtivo. Saio muito mais maduro do que entrei”, declara o candidato do Republicanos.
Juliana Brizola (PDT)
Juliana Brizola (PDT) votou com os filhos em Porto Alegre
Nathalia King / RBS TV
Juliana Brizola (PDT) chegou à Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, no bairro Boa Vista, por volta das 13h e encaminhou-se até a urna eletrônica com os filhos José e Angelina. Ela confia na presença no segundo turno.
“Eu acredito nas urnas abertas e no voto da população. Pelo que eu caminhei e conversei na cidade, nós estaremos no segundo turno, com certeza”, declara a candidata do PDT.
Julio Flores (PSTU)
Julio Flores, candidato a prefeito em Porto Alegre pelo PSTU
Victor La Regina / RBSTV
Julio Flores (PSTU) registrou o voto por volta das 9h45 no Pão dos Pobres, na Cidade Baixa. Após sair da urna, ele passou álcool em gel nas mãos e fez um sinal. Ele lembrou das dificuldades impostas pela pandemia e pela cláusula de barreira.
“Consideramos a nossa campanha vitoriosa, apesar de todas adversidades. A legislação eleitoral nos retirou direitos, retirando tempo de rádio e TV. Isso é mais ou menos o que acontece nos Estados Unidos, que é uma democracia dos super-ricos”, afirma o candidato do PSTU.
Manuela D’Ávila (PCdoB)
Manuela D’Ávila (PCdoB) votou ao lado da filha e do vice Miguel Rossetto (PT)
Josmar Leite / RBS TV
Manuela D’Ávila (PCdoB) votou no Colégio Santa Inês, no bairro Petrópolis, por volta das 10h. Em primeiro lugar nas pesquisas, a candidata evitou comentar sobre o segundo turno. Preferiu falar sobre os problemas a ser enfrentados por quem for eleito.
“Nossos adversários são os problemas da cidade. Não queremos escolher adversário. A gente quer enfrentar a falta de trabalho, a rotina de violência política. Não interessa contra quem nós vamos, interessa contra quem nós lutamos. Lutamos contra fome, miséria, falta de oportunidades, violência doméstica, falta de segurança e falta de esperança das pessoas”, comenta a candidata do PCdoB.
Montserrat Martins (PV)
Montserrat Martins (PV) vota no bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Max Corrêa / RBS TV
Montserrat Martins (PV) chegou à Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank, no Bom Fim, por volta das 10h. Rapidamente e de acordo com os protocolos sanitários, o candidato registrou o voto e deixou o local.
“Todas as questões que defendemos vamos continuar defendendo. Se forem outras pessoas no segundo turno, vamos dialogar com elas sobre nossos objetivos e propostas, o desenvolvimento sustentável de Porto Alegre”, declara o candidato do PV.
Sebastião Melo (MDB)
Sebastião Melo (MDB) votou na zona sul de Porto Alegre
Max Corrêa / RBS TV
Por volta das 12h, Sebastião Melo (MDB) registrou seu voto na Escola Paraíba, no bairro Aberta dos Morros. Ele foi recebido por correligionários e fez algumas saudações, mas manteve o distanciamento, conforme indicam os protocolos sanitários.
“Eu fui sentir a eleição mais no final e estou muito convencido que o acolhimento que tivemos na última semana está nos levando ao segundo turno. Vejo isso muito claro nas manifestações por onde passo na cidade”, diz o candidato do MDB.
Valter Nagelstein (PSD)
Valter Nagelstein (PSD) votou no Colégio Santa Inês, em Porto Alegre
Josmar Leite / RBS TV
Valter Nagelstein (PSD) votou no Colégio Santa Inês por volta das 11h. A esposa, Andrea, o acompanhou enrolada em uma bandeira de Israel. Em entrevista, o candidato afirmou ter as melhores propostas para a cidade.
“Acredito no trabalho, na esperança. Acredito que a gente caminhou muito, trouxe as melhores ideias para Porto Alegre e a eleição só termina às 17h. Eu sempre acredito que quem planta, colhe, e que este trabalho frutifica. Espero que nossa cidade possa escolher o que é melhor para ela. Tem muitos débitos dos governos anteriores com a população. Acredito no caminho certo, com mais respeito, liberdade, segurança”, afirma o candidato do PSD.
Initial plugin text