Os voos comerciais na base aérea de Canoas (RS) estão programados para serem retomados a partir desta terça-feira (21). Após receber o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a operação aguardava apenas a definição de uma data concreta.
A notícia mais recente é que a Fraport, a empresa concessionária do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, que está temporariamente inoperante devido a alagamentos, conseguiu viabilizar o reinício das operações aéreas na base militar a partir desta terça-feira, e já comunicou as autoridades competentes. Fontes do setor confirmaram que, com essa medida, a venda de passagens deve ter início ainda nesta semana.
A expectativa é de que o governo formalize o anúncio nesta segunda-feira. A base aérea de Canoas servirá como uma alternativa crucial ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi fechado devido às intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Toda a operação em Canoas será conduzida pela empresa Fraport, a mesma responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Porto Alegre. A empresa está empenhada em instalar na Base Aérea de Canoas os equipamentos necessários, incluindo sistemas de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.