Homem negociava compras pela internet, com pagamento por depósito, mas inseria os envelopes sem dinheiro. Depois, enviada o comprovante e recebia a mercadoria, sem ter pago. Dinheiro apreendido com o suspeito de estelionato em São Leopoldo
Divulgação / Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã desta terça-feira (10), em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, um homem suspeito de crimes de estelionato. Segundo a investigação, o suspeito aplicava o golpe conhecido como “envelope vazio”.
O homem utilizava nomes falsos nas redes sociais em busca de anúncios nas plataformas de venda de produtos e atraía as vítimas com fotos de dinheiro.
No momento da compra o suspeito realizava falsos depósitos bancários, o chamado “envelope vazio”.
“O golpe do envelope vazio é uma prática comum entre estelionatários, onde o criminoso tira vantagem da boa fé das vítimas, enviando comprovantes de depósitos realizados. No entanto esses depósitos não existem, pois foram feitos com um envelope vazio, sem qualquer quantia, deste modo não são compensados pelo banco”, explica a polícia.
Nos casos investigados, os vendedores não percebiam que o comprovante não confirmava que o dinheiro entrou na conta e entregavam a mercadoria para o homem.
De acordo com a polícia, o suspeito se dedicava a aplicar goles em negociações de eletrônicos.
Segundo a delegada Clarissa Demartini, a equipe da Delegacia de Esteio descobriu que foram aplicados mais de sete golpes durante o curso da investigação.
“O criminoso ainda mandava a vítima entregar a mercadoria para um motorista de aplicativo, conseguindo manter uma maior discrição na aplicação do golpe”, diz.
O delegado regional Mario Souza destaca que “as vítimas devem procurar imediatamente a polícia quando passarem por esse tipo de situação”.
Com o investigado, a polícia apreendeu R$ 17 mil em dinheiro. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.
Veja vídeos do Jornal do Almoço