Medida permite a simplificação nas contratações de serviços e realização de despesas imediatas para o suporte às famílias atingidas, além do combate aos estragos causados pela situação climática.
O prefeito Sebastião Melo anunciou na quinta-feira (15) que vai publicar um decreto de situação de emergência de Porto Alegre. A medida deve ser oficializada no Diário Oficial do município na tarde desta sexta.
A oficialização da situação de emergência permite a simplificação nas contratações de serviços e realização de despesas imediatas para o suporte às famílias atingidas, além do combate aos estragos causados pela situação climática.
A chuva voltou a causar transtornos em Porto Alegre nesta quinta. Mais de 100 pessoas foram acolhidas nos abrigos da cidade e cinco famílias com moradores de uma área com risco de desabamento, no Morro Santana, foram removidas.
O nível do Guaíba chegou a causar preocupação. Na medição das 16h de quinta, o nível era de 2,62m, acima da cota de alerta, que é de 2,50m. A cota de inundação para o trecho é de 3m. Em alguns pontos da Orla do Guaíba, a água invadiu o cais. Por precaução, restaurantes suspenderam as operações. As pistas de skate e quadras de vôlei ficaram alagadas.
“Neste primeiro momento, o atendimento será para itens essenciais, como cobertores, colchões e cestas básicas, além de atuarmos na recuperação de vias e habitações afetadas. Estamos acompanhando as situações nas ruas e temos que agir. Todas as medidas vão ser adotadas para apoiar a população que mais precisa”, disse o prefeito no anúncio.