José Fortunati oficializa renúncia de candidatura à Prefeitura de Porto Alegre na Justiça Eleitoral


Ex-prefeito anunciou nesta semana que não irá concorrer devido à impugnação da candidatura do vice, André Cecchini. Votos que forem para a legenda serão anulados. José Fortunati (PTB)
Reprodução/RBS TV
José Fortunati (PTB) oficializou, nesta sexta-feira (13), a renúncia a sua candidatura para a Prefeitura de Porto Alegre junto à Justiça Eleitoral. A renúncia foi homologada pela juíza eleitoral Gladis de Fátima Canelles Piccinini no início da tarde.
Fortunati havia anunciado, na última quarta-feira (11), que retiraria sua candidatura após a impugnação da chapa “Porto Alegre Somos todos Nós” devido ao indeferimento da candidatura do vice, André Cecchini. A coligação era formada pelo PTB, Patriota, PSC e Podemos.
Na segunda-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral do RS considerou irregular a candidatura de Cecchini, após recurso de um candidato do PRTB, que apontou que o vice se registrou no partido Patriota, pelo qual concorreu, após o fim do prazo legal.
Sem a possibilidade de indicar um novo vice, já que o prazo para isso vai até 20 dias antes das eleições, Fortunati teria que recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, com a chance de concorrer sub judice.
Durante o anúncio, no entanto, o político explicou que optou por não criar insegurança jurídica. “Pra não irmos pra um processo eleitoral, onde estaremos lutando nos meios jurídicos”, declarou, na ocasião.
“É uma decisão muito clara, me dói no fundo do meu coração, mas nós não vamos prosseguir nessa caminhada. Tenho que ter responsabilidade com Porto Alegre e com o estado democrático de direito. Para que vocês possam ir às urnas no domingo e escolher o melhor candidato”, disse, na ocasião.
Horas após o anúncio, o PTB confirmou apoio à candidatura de Sebastião Melo, do MDB.
Votos anulados
Fortunati ainda aparecerá na urna eletrônica na votação de domingo (15), pois os equipamentos já foram carregados. Os votos dados à chapa serão considerados nulos.
Fortunati foi vice-prefeito da Capital em 2008, assumindo a prefeitura dois anos depois com a renúncia do titular, José Fogaça. Foi reeleito em 2012 e cumpriu mandato até 2016. Além disso, foi vereador, deputado federal e estadual.
Veja vídeos do Jornal do Almoço
Initial plugin text

By Tarcila Lisboa

You May Also Like